Skip to content

A Turquia resiste. Nós resistimos com ela!

Junho 20, 2013
Depois de um Camões brasileiro foi a vez de um Rossio turco.

Depois de um Camões brasileiro foi a vez de um Rossio turco

Ontem, 19 de Junho, a Plataforma 15 de Outubro (15O) promoveu, em Lisboa, uma concentração em solidariedade com as lutas do povo turco. Aqui está o texto que foi lido, na praça do Rossio, por uma ativista do 15O:

A Plataforma 15 de Outubro saúda e agradece a presença de todos nesta concentração solidária com as lutas do povo turco contra a tirania e a opressão do governo de Erdogan. O exemplo heróico da juventude turca deixou-nos verdadeiramente emocionados e renovou a nossa esperança na possibilidade de construir um mundo melhor, um mundo onde as praças, todas as praças, sejam sempre símbolos de paz e união entre os povos. A Turquia fez-nos dizer outra vez: É POSSÍVEL! A luta pela democracia e pela liberdade une povos, juventude e trabalhadores. Gezi e Taksim são exemplos disso, esta concentração também.

Porém, a alegria das lutas pela liberdade e pelos direitos cívicos foram manchadas pela atuação de um governo criminoso que, sem mostrar qualquer respeito pela vida humana, e em nome de uma democracia que nem merece esse nome, começou a reprimir, com uma violência irracional e inaudita, os jovens e o povo turco que se manifestavam pacificamente em Istambul, em Ankara e noutras cidades turcas, contra a construção de mais um centro comercial. Pelos vistos, para Erdogan, uma manifestação pacífica é um atentado contra o estado de direito. Um atentado que justifica uma autêntica guerra química contra pessoas inocentes e a detenção arbitrária de ativistas indefesos. Mesmo assim a população turca ousou resistir contra as forças policiais e com isso mostrou, mais uma vez, que a união popular vence todas as barreiras e todas as formas de censura. Por isso estamos solidários com os lutadores turcos. Por isso estamos horrorizados com as mortes provocadas pelos confrontos. Por isso ficámos chocados com o que aconteceu no dia 15 na praça Taksim.

Erdogan, com intuito de restaurar a normalidade, comportou-se como um verdadeiro tirano, e revelou que o dinheiro é para ele mais importante que o seu povo; que o dinheiro é mais importante que as vidas e os sonhos dos homens e mulheres turcos. Erdogan é, no fundo, parecido com o primeiro ministro português, Pedro Passos Coelho, que prefere pagar a dívida dos bancos enquanto priva o povo de trabalho, educação, saúde e cultura e o condena a uma vida indigna de pobreza. É certo que nós sofremos uma agressão de um tipo diferente, daquela usada sobre os ocupantes de Taksim, mas contudo igualmente violenta. Uma agressão que põe em causa as nossas liberdades democráticas, da mesma forma que os gases e os químicos usados pelo Sr. Erdogan ou, como já se ouviu, o sr. Erdogas, põem a causa as do povo turco.

Erdogan, ao invadir a vidas das pessoas com leis que interferem nas suas relações íntimas, devia ter esperado que estas, em protesto, invadissem as praças do seu regime. Nunca esqueceremos as imagens que nos chegaram da Turquia, como a da ponte Bosphorus repleta de milhares de pessoas. Essas imagens, de profundo heroísmo, irão, com certeza, inspirar o povo português nas suas lutas, que serão muitas. Mas já não temos medo porque descobrimos que também somos muitos! Também somos a Grécia, também somos a Espanha, também somos o Brasil e porque o dinheiro não vale tudo. Não pode valer tudo! Nós é que valemos tudo.

Por isso, é com orgulho que a Plataforma 15 de Outubro, volta a dizer: SOMOS TODOS TURCOS!

Agora para terminar queremos, também, avisar que as lutas aqui, tal como na Turquia, continuam e já no próximo dia 27 temos uma Greve Geral que deverá ser contundente na sua mensagem: A Demissão imediata do governo de Paulo Portas e Passos Coelho. Assim apelamos para que passem esta mensagem ao maior número de pessoas, e que compareçam, no dia da Greve Geral, na praça do Rossio às 15 horas para irmos todos até S. Bento. Pois aquele espaço pertence-nos!

19 de Junho

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: