Skip to content

Não esquecemos, não nos calarão: Portugal 1953-1955

Abril 11, 2013

Em 1953, são condenados em Vendas Novas nove cidadãos acusados de atividades subversivas. Salazar domina completamente a situação com o Exército a garantir o regime, apesar da vaga de greves salariais no Alentejo e da actividade estudantil. 1953 é o ano do primeiro plano de fomento e também aquele em que o Governo decide dissolver a Associação dos Estudantes de Medicina de Lisboa.

Ruy Luís Gomes, ex-candidato à Presidência da República pela oposição é preso no Porto, em 1954, e acusado do crime de ter exigido negociações entre Portugal e a União Indiana. É um ano de grande actividade antifascista: são julgados vinte e três jovens em Grândola por angariarem assinaturas a favor da paz mundial e contra a guerra fria. Forças militarizadas cercaram as fábricas têxteis da Covilhã quando os seus operários se manifestaram solidários com 1600 grevistas da indústria têxtil do Porto. No plenário desta cidade são julgadas 21 operárias tecedeiras por terem provocado distúrbios nos locais de trabalho. José Afonso continua na tropa onde permanecerá até 1955. Neste mesmo ano em Julho, em Évora, os soldados protestam contra a perspectiva de um embarque para Goa. As autoridades anulam a partida. Na imprensa é o silêncio quanto a tais acontecimentos que não chegam também às casernas.

Fonte Livra-te do Medo, Estórias & Andanças do Zeca Afonso, de José A. Salvador

Porque os senhores de hoje, além de quererem apagar, à força, a história dos que lutaram no passado pela democracia, também querem calar os jovens e os trabalhadores que lutam no presente por um futuro sem PSDs, sem PSs e sem CDS-PPs.

F. C.
11 de Abril

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: