Skip to content

Na Bulgária o governo caiu mas o povo continua nas ruas!

Fevereiro 26, 2013
Manif Bulgária

O povo e os trabalhadores búlgaros continuam nas ruas a exigir o fim da austeridade

Para quem ainda não sabe: Na Bulgária, no dia 20 Fev., o Governo demitiu-se depois do seu, agora, ex-primeiro ministro ter dito no Financial Times (5 Dez.) que: “Somos uma ilha de absoluta estabilidade.” Como se vê não é só em Portugal que os políticos erram nas previsões.

O governo do GERB (partido centro-direita) caiu porque o povo saiu à rua revoltado pelo aumento, entre 50 a 100 por cento, do preço do gás e da luz. Isto enquanto os ordenados continuam a ser dos mais baixos da Europa – muitos pensionistas idosos recebem à volta de 150 euros/mês. Muitos búlgaros em protesto, contra os aumentos, queimaram as suas contas à porta dos escritórios da companhia (privatizada) de eletricidade.

As privatizações criminosas das principais empresas nacionais e o favorecimento destes negócios em benefício dos grandes monopólios são outras das razões que provocaram a indignação do povo búlgaro.

Mas a queda deste executivo não desmobilizou os búlgaros pois eles continuam na rua a protestar contra a corrupção e a pobreza generalizada. No passado dia 24 houveram mais manifestações exigindo a nacionalização das principais empresas e a convocação de uma nova assembleia constituinte. Entre as propostas para uma nova constituição contam-se: – o fim da imunidade dos políticos; – mecanismos de revogação imediata dos seus mandatos.

A Bulgária, com o descalabro do bloco do leste, também pensava que a adesão à UE e ao capitalismo iria providenciar o crescimento económico necessário para aumentar o bem-estar do povo e dos trabalhadores mas agora, exatamente como em Portugal, estão a descobrir que o preço a pagar pela sua entrada nesta Europa de Banqueiros Corruptos e Ladrões é: salários baixos, impostos altíssimos e serviços públicos de luxo!

De salientar que este descontentamento popular é inédito na Bulgária dos últimos 24 anos. Isto só vem provar que um povo, juntamente com os trabalhadores, continua a ser uma força transformadora apesar dos seus governantes insistirem, falsamente, na sua “resignação” ou no seu “bom comportamento”.

Em Portugal, como na Bulgária, derrubemos o (des)governo! A partir de 2 de Março ocupemos as ruas até ao Governo do PSD, CDS-PP (e PS) cair! Só o Povo nas ruas pode acabar com a Austeridade e expulsar a Troika! Vamos!


Vídeo: Protestos de dia 24 em Sófia.

Fontes: http://globalvoicesonline.org/2013/02/25/bulgarian-government-quits-but-protests-continue/http://www.marxist.com/bulgarian-government-resigns-amid-mass-protests.htm

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: