Skip to content

Todo o capitalista quer “aumentar a duração do trabalho”

Março 31, 2012

A teoria da mais-valia

O processo da produção capitalista começa pela compra de meios de produção e da força de trabalho dos operários, isto é, pela transformação do capital monetário em capital produtivo. Seguidamente, o capitalista vende no mercado as mercadorias produzidas e transforma o capital-mercadoria em capital-dinheiro, sendo este capital superior ao capital inicial, embora o capitalista compre e venda as mercadorias pelo seu valor. Porquê?

Porque existe no mercado uma mercadoria especial cujo consumo é fonte de novo valor: é a força de trabalho dos operários.

Qual é o valor desta última mercadoria? Como todas as mercadorias, o seu valor é função do trabalho necessário à sua produção, isto é, do tempo de trabalho necessário à produção dos meios de existência do operário e da sua família.

Exemplo: se são necessárias seis horas de trabalho para produzir os meios de existência de um operário e da sua família, o valor da força quotidiana de trabalho vale seis.

Porém nada impede que se faça trabalhar o operário não seis horas, mas dez, onze ou doze hora quotidianas, e a diferença entre o preço pelo qual é comparada a sua força de trabalho (seis horas), e o preço pelo qual é vendido o resultado do trabalho (dez, onze, ou doze horas) constitui a mais-valia, fonte de rendimentos de todos os capitalistas.

Daí os esforços dos capitalistas:

– quer para aumentar a duração do trabalho dos operários;

– quer para diminuir o custo da sua subsistência pelo aumento da produtividade nos ramos que produzem os bens e serviços de consumo necessários à manutenção da força de trabalho.

Assim, uma parte do tempo de trabalho do operário é destinada a assegurar a sua própria subsistência (tempo de trabalho dito “necessário”) e a outra parte (“trabalho extra”) é destinada a criar a mais-valia.

Fonte O Marxismo-Leninismo, de Jean Roux

Anúncios

From → O Tudo e o Nada

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: